12/11/2018

Bloquear com ferro e vapor

Hoje venho falar-vos de uma forma diferente de bloquear uma peça de tricot, que é muito útil, em especial, no inverno, quando tudo demora imenso tempo a secar, para além de se evitarem vincos dos lados, onde a peça tem de ficar dobrada para se colocar plana sobre uma superfície. Para isso vou mostrar-vos o processo que segui num projeto que acabei há uns dias: o Ninilchik Swoncho da Caitlin Hunter, que fiz em Rowan Felted Tweed (detalhes aqui).

Decidi bloquear este swoncho desta forma porque têm estado uns dias chuvosos e ia demorar imenso tempo a secar, em especial porque são duas camadas de tecido que ficam sobrepostas. Tinha visto há tempos a dupla Arne & Carlos a mostrar num dos seus vídeos esta técnica e lembrei-me de que, quando era miúda e a minha mãe fazia tricot para fora, era exatamente isto que fazia.

O primeiro passo é colocar o ferro à temperatura indicada para lã, já que se estiver muito quente corre-se o risco de a peça encolher. O meu ferro é a vapor, mas não é necessário que seja.



Em particular neste tipo de trabalho com cores nota-se muito o efeito de bloquear, já que antes parece estar sempre com algumas ondinhas.

Deve então molhar-se uma toalha (deve ficar apenas humedecida e não encharcada) e passa-se a peça com a toalha entre esta e o ferro. Isto vai causar a libertação de vapor, que permitirá às malhas relaxar. Não devem passar-se os canelados, já que estes não se pretende que fiquem esticados.

E pronto! Basta fazer isto dos dois lados, garantindo que se cobre toda a extensão da peça. Simples!



Sem comentários:

Enviar um comentário