25/02/2016

A mantinha Dona Maria


Comecei esta mantinha em novembro de 2014 (há mais de um ano, portanto), por desafio da Rosário, para fazermos uso dos restinhos que todas temos lá por casa de fios de meias ou fingering. Fizemos, entretanto, algumas trocas de mini-meadas, para podermos diversificar os fios, e esta era a minha manta antes do início da quaresma, isto é, no dia 9 de fevereiro tinha 121 quadrados.

Um grupo de amigas decidimos, e a propósito de uma conversa sobre mini-meadas (que descobrimos entretanto que em português se chamam bugachos!) do advento, porque não fazer o mesmo durante a quaresma, com a vantagem de na quaresma até serem mais dias!

Se assim o pensámos, melhor o fizemos. Criaram-se dois grupos, de acordo com a disponibilidade de bugachos para trocar - o grupo de 40 e o grupo de 20. Eu como sou gulosa, juntei-me aos dois grupos, pelo que troquei 20+40 bugachos! Calhou-me então em sorte, para me enviarem os seus lindos fios a Filomena (40), tintureira portuguesa de alto gabarito  dos lindos fios Yarn Adventures, a quem um dia destes também quero dar o destaque que merece, e a Isa (20), de quem vou receber os fios no próximo sábado.

A ideia é fazer, dentro do possível, um quadradinho por cada dia da quaresma. Tenho conseguido cumprir até agora e tenho publicado fotos diárias sobre isso no meu instagram. Mostro-vos apenas as fotos dos embrulhos inicial e a do dia de hoje. Como podem verificar, a Filomena teve o cuidado (e a trabalheira!) de colocar datas em todos os embrulhos!

No final desta aventura venho mostrar-vos a evolução da manta.




2 comentários:

  1. Que grande que já estava a tua manta e tão gira! Acho que daqui a uns anos temos que fazer um encontro no inverno e todas levamos as nossas mantas para nelas nos enrolarmos. Vai ser um encontro colorido. E cheio de memórias. Porque cada um dos quadrados conta uma história.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Cristina! Estas mantas vão mesmo aconchegar-nos 😊

      Eliminar