29/10/2018

Casaco rosa

Hoje venho falar-vos de um casaco que terminei em setembro último, o rose da Andrea Mowry. Demorei o verão todo a fazê-lo, não apenas por estar muito calor, mas porque é efetivamente um trabalho muito elaborado. Nunca tinha feito nada desta designer, e fiquei impressionada, com a variedade de técnicas e com a construção diferente e absolutamente genial. Ela é conhecida pelos "fading", isto é, ir passando gradualmente de umas cores para outras. Mas este casaco vai bastante mais longe. Para além do esquema de construção, usa de forma diferente técnicas de coser que são incorporadas no próprio design. Eu que há uns anos detestava coser, comecei a ver esta parte dos trabalhos como algo relaxante e que pode fazer toda a diferença nos acabamentos (é o caso de quase todos os modelos da revista Rowan, que adoro e aconselho). Sem querer desvendar muito sobre a construção do casaco, já que é um modelo pago, aqui vão algumas das partes que me parecem mais interessantes. O casaco é este:

É construído em 4 partes na horizontal. Essas partes são depois unidas nas costas com um remate de 3 agulhas (three needle bind off), mas efetuado do direito, para que a costura fique visível.

Dos lados e mangas (que são construídas ao mesmo tempo), na parte inferior faz-se uma costura com matress stitch do direito, para que fique invisível, e na parte superior do avesso, para que fique enquadrada no padrão dos torcidos. Genial, certo? (aquela parte ali pelo meio dos torcidos é a costura!)

O passo seguinte é apanhar malhas das mangas para se poderem fazer os cuffs em canelado, bem como apanhar malhas no fundo do casaco para fazer o hem em canelado também.


A última parte foi fazer as bandas do casaco, duas, que foram cosidas mais uma vez com matress stitch, desta vez do direito para que a costura ficasse invisível, sendo unidas atrás do pescoço com kitchener stitch.


Foi um trabalho que me deu muito prazer, porque o fiz sem pressas (tem mesmo de ser!), saboreei cada passo da construção e adorei o resultado final. A minha escolha de cores acho que foi muito feliz e o fio é pure da wollmeise.
Se precisarem de dicas ou ajuda a fazer este casaco, não hesitem em contactar-me!

2 comentários: